segunda-feira, 3 de setembro de 2012

56º Painel Telebrasil realiza workshops para discutir política industrial, definições de espectro e fomento à infraestrutura


Brasília, 30 de agosto de 2012 - Realizou-se ontem, durante a 56ª edição do Painel Telebrasil, o principal encontro brasileiro de lideranças do mercado de telecomunicações, os Workshops Telebrasil, série de debates com o objetivo de promover a troca de informações e experiências entre indústria, empresas e governo. Ao longo do dia foram discutidos três temas: “A política de inovação e o desenvolvimento industrial”; “Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais”; e “Políticas de fomento à infraestrutura”.

Participaram da discussão do primeiro tema, “A política de inovação e o desenvolvimento industrial", o diretor de política industrial do Ministério das Comunicações, José Gontijo; o diretor do grupo setorial de Telecom da ABINEE, Luciano Cardim e Carlos Duprat, pela Telebrasil. Durante esta primeira sessão, José Gontijo falou, entre outros assuntos, sobre a intenção do Ministério das Comunicações de estimular o desenvolvimento de aplicativos no país. Segundo ele, o Minicom já iniciou contato com os fabricantes de aparelhos celulares e pretende introduzir mecanismos na regulamentação da MP 563 que, entre outras coisas, inclui os smartphones no benefício da Lei do Bem, ou no Processo Produtivo Básico.

No segundo workshop, Miriam Wimmer, diretora de universalização do Ministério das Comunicações; Marcos Oliveira, gerente geral de certificação e engenharia de espectro da Anatel; Mário Baumgarten, diretor de relações governamentais da Nokia Siemens Networks; José Augusto de Oliveira Neto, CTO da Huawei e Sérgio Kern pela Telebrasil, discutiram o tema “Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais”. Todos concordaram com a ideia de que a harmonização é um caminho para as definições de espectro de telecomunicações nos próximos anos. O uso da faixa dos 700MHz para redes móveis, foi um dos pontos polêmicos abordados. O desligamento (switchoff) da TV analógica só está previsto para junho de 2016, mas as demandas são relevantes o suficiente para se retomar o debate do uso desta frequência. A competição e a questão do compartilhamento de redes foram outros pontos levantados pelos palestrantes.

O terceiro workshop, “Políticas de fomento à infraestrutura”, teve a participação de Artur Coimbra, diretor de banda larga do Ministério das Comunicações; Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa; Lourenço Pinto Coelho, vice-presidente de estratégia e marketing da Ericsson e Francisco Carlos Monteiro Filho, pela Telebrasil. O diretor de banda larga do Minicom, Arthur Coimbra, enumerou as políticas que estão sendo trabalhadas pelo governo, como o ‘direito de carona’ para implantação de infraestrutura de telecomunicações em grandes obras civis, que podem representar uma economia de até 55% no custo de implantação de rede para casos de rodovias, por exemplo, e de até 70% se realizada em uma via municipal.

Outras ações de incentivos incluem incentivos fiscais para a faixa de 450 MHz e acesso satelital para levar banda larga a áreas rurais e remotas e ainda a obtenção de créditos do Fistel para operadoras na realização de projetos considerados estratégicos para o País. Esta última, segundo Coimbra, é a emenda à Medida Provisória 563/2012 que corre maior risco de ser vetada Um dos pontos levantados por Lourenço Pinto Coelho foi a importância de se incentivar a utilização de micro, pico e femtocélulas para as redes 3G e 4G. Segundo ele, essa concepção tem como vantagens a economia de energia, a otimização do espectro, a garantia de maiores velocidades e menores índices de latência.

O 56º Painel Telebrasil realiza-se até esta quinta, dia 30 de agosto, no Unique Palace, em Brasília, e reúne líderes do setor de telecomunicações e também de outras áreas, como radiodifusão, TI, Internet e produção audiovisual. Ao longo dos dois dias de debates, esses profissionais irão traçar cenários para os próximos anos e levantar propostas para acelerar a inclusão digital.

Sobre a Telebrasil - A Telebrasil é uma associação que congrega as principais entidades do setor de Telecomunicações, entre prestadoras de serviços, fornecedoras de soluções e sistemas tecnológicos, de equipamentos e serviços e centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento, além de associações especializadas no setor de telecomunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário